Created jtemplate joomla templates

portugal-flag england-flag bw

  • Monitorização de Emissões
    Monitorização de Emissões

 

 

Notícias

VALORSUL VF

BHB REQUALIFICA SISTEMA AGAM DAS CALDEIRAS DA VALORSUL

A BHB executou em regime chave-na-mão a requalificação do sistema de pirómetros acústicos responsável pela medição da temperatura nas três caldeiras da CTSRU.

 

A BHB, responsável pela implementação deste sistema em 2006, foi convidada pela Valorsul, S.A. a realizar a requalificação do sistema existente em parceria com a sua representada Bonnenberg+Drescher.

O sistema AGAM é um método de medição acústico de temperatura não intrusivo que possibilita a determinação da temperatura da câmara de combustão até 2000 °C, utilizando o princípio físico de que as ondas sonoras se propagam a diferentes velocidades, dependendo da temperatura na câmara de combustão de um sistema de combustão.

O princípio de funcionamento alia a simplicidade a resultados incrivelmente mais rápidos que os processos convencionais. Por meio de ar comprimido, um sinal de som é gerado no transmissor. A duração do sinal de som entre o transmissor e um receptor é medida na câmara de combustão. A partir do tempo de propagação, obtém-se a medida da temperatura média ao longo do percurso de medição, a denominada temperatura de caminho. Por determinação de várias temperaturas de caminho no nível do forno, a distribuição de temperatura em duas dimensões em secção transversal do forno é determinado usando métodos avançados de tomografia.

Face aos métodos convencionais de medição de temperatura, obtém-se uma medição muito mais rápida (sem drift e livre da influência da radiação) sendo comprovadamente mais fiável e precisa. De fácil operação e com um dispêndio mínimo de consumíveis, tem um custo de utilização muito reduzido.

A solução implementada e utilizada com sucesso pela Valorsul, S.A. não é apenas uma alternativa comprovada face aos métodos convencionais de medição de temperatura do gás, pois também controla funções essenciais no diagnóstico, monitorização e controlo do processo de combustão, essenciais para a eficiência de todo o sistema da caldeira.

Apesar de em Portugal esta solução apenas se encontrar aplicado no processo de valorização de resíduos, existem casos de sucesso desta aplicação um pouco por todo o Mundo, nomeadamente em Centrais Eléctricas (carvão, gás, petróleo), em Incineradores (de resíduos domésticos ou resíduos perigosos), Cimenteiras, Siderurgias, Fundições de Cobre em Refinarias.