Desde 1997 que temos por objectivo desenvolver soluções à medida dos desejos dos nossos Clientes.
Percorremos um trilho de mais de uma década tendo como convicção que as nossas maiores riquezas são os nossos Clientes e os nossos Colaboradores.
Começámos por ser três e ao dia de hoje somos 47. Começámos por nos organizar em dois departamentos e hoje estamos organizados em quatro áreas de negócio. Apesar de termos crescido organizacionalmente continuamos a ser uma PME familiar e como todas as famílias a nossa história pretende-se que passe para as próximas gerações.
É por estes motivos que apresentamos o seguinte conjunto de datas e factos que marcaram a nossa evolução enquanto Empresa e Pessoas.
Internacionalização da empresa para o mercado Sérvio, com o fornecimento em regime chave-na-mão de um Sistema de Monitorização de Emissões e Processo para o novo incinerador de Belgrado.
Internacionalização da empresa para o mercado Togolês, com o fornecimento e colocação em serviço do Sistema de Monitorização de Emissões Gasosas da nova Central de Ciclo Combinado de Lomé, Togo.
Internacionalização da empresa para o mercado Austriaco, com o fornecimento do sistema de análise das emissões atmosféricas da nova Caldeira de Biomassa da fábrica de Bruck da Norske Skog.
Depois de uma Primavera Árabe que condicionou fortemente a actividade empresarial na Tunísia, a BHB regressa em força a este mercado, implementando o novo sistema de monitorização das emissões (CEMS) das chaminés da Ciments de Gabes, permitindo a realização de co-incineração ou utilização de combustíveis alternativos nesta cimenteira.
BHB é distinguida em 2016, 2018 e 2019 como uma PME Excelência, o mais alto galardão atribuído em Portugal para evidenciar robustez económica e financeira no sector das PME.
Após ter fornecido no início do novo milénio o sistema de monitorização de emissões gasosas do Incinerador da Cantábria, em Meruelo, Espanha, a BHB volta a fornecer a globalidade dos sistemas com a renovada solução da ABB, o analisador FTIR ACF5000.
BHB é distinguida em 2016 e novamente em 2018 como uma PME Excelência, galardão atribuído pelo IAPMEI em parceria com o Turismo de Portugal, o Sistema Nacional de Garantia Mútua e os principais bancos portugueses .
Internacionalização da empresa para o mercado Macaense, com o comissionamento e colocação em serviço de um Sistema de Análise de CO e SKIDS de LEL do Centro de Taipa, propriedade do grupo multinacional Hovione.
Fornecimento e colocação em serviço dos primeiros espectrómetros de massa quádruplos para a identificação de impurezas nos gases ultrapuros que são produzidos nas unidades industriais da Acail Gas.
Fornecimento em regime chave-na-mão de Sistemas de Monitorização em Continuo das Emissões para as Centrais Termoeléctricas do Pico e de Santa Bárbara para a Electricidade dos Açores.
Fornecimento em regime chave-na-mão do Sistema de Monitorização em Contínuo das Emissões (CEMS) da unidade fabril da BA GLASS em Villafranca de Los Barros (Espanha).
Fornecimento em regime chave-na-mão do primeiro sistema de monitorização em contínuo de emissões (CEMS) para um Termodestrutor de Resíduos Animais em Portugal.
Internacionalização da empresa para o mercado Libanês, com o fornecimento em regime chave-na-mão de um Sistema de Monitorização de Emissões e um contrato de manutenção pelo período à empresa luso-libanesa Ciment de Sibline.
Reestruturação global da Rede de Estações de Qualidade do Ar da Região Autónoma da Madeira ao serviço da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.
Internacionalização da empresa para o mercado Argelino, com o comissionamento e colocação em serviço de quatro sistemas de analisadores de processo do Centro de Produção de M’Sila, propriedade do grupo multinacional Lafarge.
Internacionalização da empresa para o mercado Israelita, com o convite da Contel Automation & Control para a manutenção técnica de sistemas no Centro de Produção de Ramle, pertença da Nesher Israel Cement Enterprises.
Internacionalização da empresa para o mercado do Médio Oriente, em parceria com a empresa ALSTOM Norway, com o fornecimento de um sistema de análise de emissões de SO2, NOX, CO e O2 para a Refinaria de Sohar, no âmbito do projecto de controlo de emissões promovido pela ORPIC.
Fornecimento e colocação em serviço de solução para a monitorização da qualidade do ar e meteorologia nas minas de carvão de Moatize, composta por três shelters integrados na Rede de Monitorização de Qualidade do Ar existente.
Internacionalização da empresa para o mercado Angolano, com o fornecimento e colocação em serviço de um sistema de análise ADVANCE CEMAS NDIR para a cimenteira angolana, Nova Cimangola.
Fornecimento e colocação em serviço de sistema de monitorização de emissões em contínuo para a Unidades III da Central Termoeléctrica de Vasilikos, em parceria com a ALSTOM Norway. Fornecimento e colocação em serviço de sistema de monitorização de emissões em contínuo para as Unidades I e II da Central Termoeléctrica de Vasilikos.
Internacionalização da empresa para o mercado cabo-verdiano, em parceria com a empresa AUDIMOBIL, com o fornecimento e colocação em serviço de uma Estação Móvel de Monitorização da Qualidade do Ar
Mudança da instalação do Departamento de Fabrico, Integração e Montagem do edifício Sede BHB para nave industrial de 1000m2 no Parque Industrial Europa em S. João da Talha.
Em Julho de 2011 após explosão de um paiol de armamento uma onda de choque destruiu quase por completo a Central. Desta forma, a BHB em parceria com a J&P Avax, forneceu em regime de chave-na-mão o sistema de monitorização de emissões em contínuo para as Unidades IV e V da Central Termoeléctrica de Vasilikos.
Renovação das estações de monitorização de ruído em todos os aeroportos internacionais portugueses em parceria com a multinacional dinamarquesa Brüel & Kjaer.
Reconhecimento com distinção da Agência de Inovação (ADI) dos projectos Sistema de Redução de Espécies Poluentes e CEMS (Continuous Emissions Monitoring System)
Internacionalização da empresa para o mercado cipriota em parceria com a empresa de engenharia J&P Avax, com o fornecimento e colocação em serviço do sistema de monitorização de emissões em contínuo para a Unidade IV da Central Termoeléctrica de Vasilikos.
Internacionalização da empresa para o mercado brasileiro com o fornecimento e colocação em serviço do sistema de monitorização de missões para as Centrais Termoeléctricas do Pecém e de Itaqui e com o fornecimento de estações móveis de monitorização de Qualidade do Ar para a multinacional brasileira Bunge.
Com o contínuo crescimento das actividades de manutenção industrial (com 9 operações de manutenção técnica e mais de 20 efectivos) surge nova redefinição orgânica da empresa que passa a ter uma quarta área de negócio - Manutenção Industrial.
Fornecimento e colocação em Serviço dos sistemas de monitorização em contínuo do Incinerador de Madrid. Projecto de especial relevância pois trata-se do maior incinerador da Península Ibérica.
Reconhecimento das actividades de Investigação e Desenvolvimento da BHB com a sua integração na Rede PME Inovação, iniciativa da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação.
Fornecimento e colocação e serviço da globalidade dos sistemas de monitorização em contínuo das emissões das Centrais Termoeléctricas do Caldeirão (S. Miguel) e do Belo Jardim (Ilha Terceira).
Face ao estabelecimento de contractos de assistência técnica às Centrais do Belo Jardim e do Caldeirão a BHB procedeu à abertura da operação de assistência na Região Autónoma dos Açores.
Detectado o potencial de crescimento dos mercados alimentação secundária AC/DC e da sinalização digital a BHB adquiriu os direitos sobre a representação da AEG Power Solutions e da AEG MIS (hoje BMG MIS) à empresa detentora da sua representação para o mercado nacional.
Com o crescimento do portfolio de negócios a BHB operou nova redefinição orgânica. Desta forma foram criadas três áreas de negócio (em detrimento dos anteriores departamentos) distintas: Analítica, Instrumentação e Energia.
Internacionalização da empresa para o mercado grego com o fornecimento e colocação em serviço de sistema de monitorização das emissões na Central Eléctrica de Creta, em parceria com o Grupo Lurgi-Lentjes, hoje propriedade do Grupo Doosan.
Certificação do Sistema de Gestão Integrado de acordo com os referenciais NP EN ISO 9001:2000 (Qualidade), NP EN ISO 14001:2004 (Ambiente) e OHSAS 18001 (Segurança, Higiene e Saúde) unto da SGS
Face ao incremento das responsabilidades com o contrato de assistência técnica ao Centro de Produção de Loulé (Cimpor) e com o intuito de responder às necessidades da indústria do Sudoeste de Espanha, a BHB criou uma operação de assistência técnica em Faro.
Início da implementação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança de acordo com os referenciais ISO 9001:2000, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:1999.
Com o incremento do caudal de fornecimentos e do número de contractos de assistência técnica concentrados na Região de Leiria, nomeadamente nos sectores do vidro, da cerâmica e do cimento, a BHB criou a operação de assistência de Leiria com dois efectivos a tempo inteiro.
Internacionalização da empresa para o mercado espanhol com o fornecimento e colocação em serviço de sistema de análise das emissões do Incinerador de Cantábria.
Internacionalização da empresa para o mercado alemão com o fornecimento e colocação em serviço do sistema de análise das emissões da Central Termoeléctrica de Duisburgo e do sistema de análise das emissões da Central Termoeléctrica de Mainova (Frankfurt)
Face aos diversos fornecimentos e aos contractos de assistência técnica estabelecidos na Região Autónoma da Madeira, a BHB procedeu à montagem de uma operação de assistência técnica com 2 efectivos a tempo inteiro.
Internacionalização da empresa para o mercado húngaro com o fornecimento e colocação em serviço do sistema de medida de emissões para o Incinerador de Budapeste e do sistema de medida processual e emissões para a Central de Ovoszlany, em parceria com o Grupo Lurgi-Lentjes, hoje propriedade do Grupo Doosan.
Introdução no mercado de soluções de análise da qualidade do ar com a representação da empresa multinacional japonesa Horiba, da multinacional alemã Verewa e da multinacional holandesa Synspech.
Internacionalização da empresa para o mercado holandês com o fornecimento e colocação em serviço de sistema de análise de emissões para a empresa E-on Maasvlatke em parceria com o Grupo Lurgi-Lentjes, hoje propriedade do Grupo Doosan.
No âmbito da parceria estabelecida com a Lochard a BHB realizou a montagem, colocação em serviço e manutenção dos sistemas de monitorização de ruído de todos os aeroportos internacionais portugueses.
Introdução no mercado de soluções de monitorização de Ruído com a representação da empresa multinacional australiana Lochard, actualmente, detida pela multinacional dinamarquesa Brüel & Kjaer.
Com o incremento do número de contractos de assistência técnica e face à elevada concentração industrial na Zona Norte a BHB procedeu à abertura de uma delegação junto à cidade do Porto, nomeadamente em Perafita, com um total de cinco efectivos.
Com o aumento do número de contractos de assistência técnica concentrados na península de Setúbal a BHB criou a Operação de Assistência de Setúbal, com dois efectivos a tempo inteiro.
Internacionalização da empresa para o mercado moçambicano com o fornecimento e colocação em serviço de sistema de análise de gases para os Moinhos de Carvão da Cimentos de Moçambique.
Fruto do crescimento organizacional e do volume de negócio a empresa expande as suas instalações na Rua João Saraiva para 700 m2, criando uma área dedicada em exclusivo à integração e montagem de sistemas.
Arranque da Operação de Assistência em Sines, com estabelecimento de escritório na Zona Industrial e Logística de Sines e dois efectivos a tempo inteiro.
Celebração de Acordo Quadro com o Grupo EDP para assegurar a manutenção preventiva e correctiva da globalidade dos sistemas de análise de emissões para a globalidade das centrais da EDP, à data as Centrais de Setúbal, Sines, Barreiro, Carregado, Castelo de Bode e Ribatejo.
O incremento do número de contractos de assistência técnica obriga à duplicação do número de efectivos dedicados exclusivamente à prestação de serviços de manutenção industrial. Ao dia de hoje, dos 47 colaboradores da empresa, 23 estão dedicados em exclusivo à Área de Manutenção Industrial.
Acompanhando o Grupo Cimenteiro Cimpor a BHB internacionaliza os seus negócios com o fornecimento e montagem de sistemas de análise de processo e emissões para as Cimenteiras Asment de Temara (Marrocos) e Jbel Oust (Tunísia).
O incremento do nível de actividade e o crescimento do volume de negócio obriga à redefinição orgânica da empresa, conduzindo à departamentalização das actividades – nascem os Departamentos de Analítica e de Instrumentação.
O crescimento do volume de negócios e a assomada de novas oportunidades de mercado no tecido industrial português obriga ao reforço da força de vendas. Simultaneamente, o número de contractos de assistência técnica obriga à criação da infra-estrutura de manutenção industrial dentro do Departamento de Analítica.
A BHB celebra o seu primeiro contrato de assistência técnica assegurando a manutenção preventiva e correctiva da globalidade dos analisadores de emissões da então denominada BOREALIS, hoje Repsol YPF, em Sines.